14.5.08

Praça CARLOS ALBERTO - Maio 1958 - Maio 2008

Cinquentenário

O General sem medo

15|05|08

Hoje

Fotografia publicada no Flickr

foto da Fundação Humberto Delgado


Faz hoje, quarta-feira, dia 14 de Maio, 50 anos, o grande momento do arranque popular da campanha do General Humberto Delgado que varreu o país de Norte a Sul, com a chegada do General ao Porto, às 19,10 da tarde, concatenando cerca de 200 000 pessoas, numa manifestação que encheu literalmente a Baixa portuense e que só teve comparação na história com a manifestação do 1º de Maio de 1974.

A ditadura foi apanhada de surpresa, uma vez que por exemplo pelas 18,30 nenhuma movimentação popular se notava. Mas como o combóio atrasou propositadamente em Gaia, por acção inteligente dos ferroviários, quando o general chegou a S.Bento já o comércio tinha fechado e toda a população se concentrava para o receber.

Chegado a S.Bento o General subiu em apoteose popular para a sua sede de candidatura em Carlos Alberto onde fez uma breve alocução à multidão.

Há noite houve o comício no Coliseu. Mas nessa altura já a ditadura fascista reagia e à sua moda, reprimindo por todas as formas as movimentações e concentrações populares, provocando dezenas de feridos e procurando impedir o General de receber os "banhos de multidão" que o povo insistentemente lhe oferecia.

De qualquer maneira, a recepção no Porto tornou a campanha de Humberto Delgado imparável e embora as Forças Armadas não tenham sabido, na altura, corresponder à coragem do General, em eleições totalmente viciadas que eram impossíveis de ganhar, o país nunca mais voltou a ser o mesmo!

Texto do blog do Pedro Baptista

Cinquenta anos depois, um abraço de camaradagem e de amizade para o Pedro e para o Júlio.
E eles saberão os porquês...



Sem comentários: