7.6.08

Rua FERNÃO VAZ DOURADO

09|06|08

Publicada e localizada no Flickr


Apesar de na placa se inforrmar que este Fernão era cartógrafo do século XVI, a toponímia portuense nada nos quer dizer, pelo menos pela internet.


Felizmente que encontrei aqui: http://anaprs.blogs.sapo.pt/arquivo/282243.html
mais informações:

"Sobre o cartógrafo Fernão Vaz Dourado (c.1520-c.1580) existem poucos e inseguros dados e muito do que encontramos divulgado são meras suposições. De concreto, apenas chegaram até nós cinco atlas primorosamente iluminados, com datas entre 1568 e 1580, cujo autor se identifica como Fernão Vaz Dourado e, em três deles, com o título de "Fronteiro destas partes da India". Dois dos atlas foram desenhados em Goa, e outros dois, provavelmente também, pelas informações náuticas que incluem se referirem ao sub-continente indiano. O quinto poderá ter sido elaborado em Lisboa, a ser verdade que o autor tenha alguma vez estado em Portugal. A Dourado andou também atribuído o atlas universal de 20 cartas, complementar do Livro de Marinharia de João de Lisboa (c.1560), considerando-se, actualmente, que apenas um fragmento de um mapa figurando o Índico ocidental é também de sua autoria. ...

ler e ver na integra em
© Biblioteca nacional|Tesouros|Lista de tesouros|Atlas Universal atribuído ao cartógrafo Fernão Vaz Dourado c.1576(galeria)"



Sem comentários: