25.5.08

Avenida do BESSA

37|05|08

Localizada no Flickr



Apesar da página da toponímia nada dizer sobre esta artéria, eu posso afirmar que:
. num primeiro tempo ela teve o nome de rua Mota Pinto.
. o seu nome está intimamente ligado ao Campo do Bessa do Boavista Futebol Clube - inaugurado em 1911 na rua João Grave.

Fiz uma breve pesquisa na internet mas não consegui encontrar de onde vem o "Bessa".

Se algum leitor do Boavista pudesse ajudar a completar a informação desta página, eu ficava muito agradecido.

Esta artéria começa na rotunda do Bessa, também conhecida por rotunda de Francos e termina na rua arquitecto Cassiano Barbosa.


3 comentários:

qual? disse...

Creio que a rua do Bessa a que se refere é de facto a rua António Bessa Leite que não se situa na freguesia de Ramalde mas na de Lordelo do Ouro, que com ela confina, e que para lá da Avenida da Boavista tem continuidade com as ruas de Tenente Valadim e Pedro Hispano (salvo erro, noutros tempos a rua Pedro Hispano chamou-se rua da Carcereira). Bessa Leite é o nome de uma família que enriqueceu em Lordelo e que ao longo de vários séculos veio a adquirir muitas terras que formaram uma quinta na região que se situa entre a rua do Campo Alegre e a avenida da Boavista. Assim, essa região ficou a ser conhecida pela designação "o Bessa", onde ficou incluída a urbanização que se constituiu durante a década de 1950 e que presentemente confina com o "estádio (de futebol) do "Bessa", do Boavista Futebol Clube. O nome da rua António Bessa Leite ficou a marcar a antiga quinta.

T D disse...

Boa noite,

Erro meu, não é "rua" mas avenida. A comissão da toponímia deve mesmo andar à rasca com os nomes a dar às ruas.
Esta avenida é aquele bocadinho da "paralela à avenida da boavista" que se encontra entre a Rotunda de Francos e o Viaduto das Andrezas.

Pouco tem a ver com Bessa Leite, aparentemente, tem mais a ver com o Estádio do Bessa. Na verdade não consultei o "site" da Câmara, eles pouco dizem. A minha foto sobre a rua António Bessa leite aparecerá brevemente. Obrigado pela sua visita.

c@stelo disse...

Bessa (Avenida do -943 metros)..
Início - Rotunda do Bessa e fim na Rua Arquitecto Cassiano Barbosa.
Tem esta designação desde o ano de 2004.
É a ligação natural entre a Rotunda do Bessa e a Rua do Arquitecto Cassiano Barbosa. Tal como esta foi concebida pelo arquitecto Manuel Ventura no âmbito das acessibilidades ao Estádio do Bessa, oficialmente chamado Estádio do Bessa XXI.