15.2.08

Praça de LIÈGE


liège

Fotografia localizada e publicada no Flickr

Praça de Liége, em homenagem aos habitantes daquela cidade belga que se haviam batido heroicamente contra os invasores alemães. (Arquivo da Toponímia)


Já teve o nome de: Largo do Monte da Luz.

"A cidade de Liège é a capital da província de Liège e a terceira maior cidade da Bélgica (primeira da Valônia). Liège possui aproximadamente 187.000 habitantes (Liégeois) no município e 600.000 na região metropolitana (2006). A superfície do município é de de 6939 hectares e altitude varia de de 58 a 238 metros.

Liège regrupa os antigos municípios (francês: commune, neerlandês: gemeenten, valão: comene) de Angleur, Bressoux, Chênée, Glain, Grivegnée, Jupille, Liège, Rocourt e Wandre. Esses municípios foram integrados em 1977 à cidade de Liège, quando foi posta em prática a política de fusão de municípios, actualmente eles são designados sub-municípios (francês: entité, neerlandês: deelgemeenten).

A aglomeração de Liège (600.000 habitantes) reagrupa os municípios de Seraing, Saint-Nicolas, Ans, Herstal e Flémalle e se estende ao longo das margens sinuosas do Meuse por aproximadamente 20 quilômetros."


Pode ver mais sobre Liège aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Li%C3%A8ge


Sem comentários: