10.2.08

Praça GENERAL HUMBERTO DELGADO



Fotografia publicada e localizada aqui

Humberto Delgado (Brogueira, Torres Novas n. 15/05/1906 - Villanueva del Fresno, Badajoz f. 13/02/1965) - Militar e político. (Arquivo da Toponímia) - Terão os senhores da Comissão de Toponímia esquecido que o "general sem medo" foi assassinado pela PIDE?

Para saber mais sobre o General Humberto Delgado, consultar aqui: http://www.humbertodelgado.pt/WebFHD/index.jsp

Tem o nome actual desde Janeiro de 1975. Já foi chamada de Praça de Sidónio Pais e Praça do Município.

Um pouco sobre o General Humbero Delgado:

Delgado, Humberto da Silva (1916-1965)

Militar. General. Director-geral da aeronáutica civil, a partir de 1944.
Candidato pela oposição à presidência da república em 1958. Dito, desde então, o general sem medo. Nessa candidatura oposicionista, integram-se, para além dos tradicionais grupos antifascistas do chamado reviralho, católicos e monárquicos anti-salazaristas. Entre os monárquicos, tanto há uma geração provinda do nacional-sindicalismo, como do próprio Integralismo Lusitano.
O general começou a respectiva carreira como aderente ao 28 de Maio e, depois, como um exaltado salazarista, publicando, nessa fase, vários folhetos contra a oposição, onde se destaca Da Pulhice do Homo Sapiens.
Activista da Legião Portuguesa, é também autor do Guia do Oficial da Legião.
Durante a Segunda Guerra Mundial, colabora com os aliados na instalação de uma base nos Açores. A partir de então, começa a admirar os modelos democráticos, consolidando tal perspectiva quando vai para os Estados Unidos da América como chefe da missão militar portuguesa na NATO.
Afastado do serviço militar activo em 1959, pede asilo na embaixada do Brasil em Lisboa, sendo, depois autorizado a partir para o exílio. Demitido da força aérea logo em 1960, é assassinado pela PIDE em 1965.
Ver MemóriasLisboa, Delfos, 1974 (há uma segunda edição coordenada por Iva Delgado e António Figueiredo, Memórias de Humberto Delgado, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1991)
Tradição e Revolução, vol. II
1957
●O general Humberto Delgado abandona o posto de adido militar em Washington, onde estava colocado desde Outubro de 1952 (8 de Agosto). Retoma o lugar de Director-Geral da Aviação Civil, tomando posse no dia 1 de Outubro. Visita Henrique Galvão na cadeia e este propõe-lhe que assuma a candidatura à presidência. Poucos dias depois, aceita, mas a comunicação não chega aos líderes da oposição (25 de Outubro). É contactado por António Sérgio que, entretanto, o sonda no sentido da candidatura (14 de Novembro).

Pode continuar a ler aqui: http://maltez.info/respublica/portugalpolitico/

Sem comentários: